Califórnia decreta estado de emergência por incêndio

O governo da Califórnia decretou na tarde desta sexta-feira o estado de emergência devido ao feroz incêndio que atinge uma vasta região, informaram as autoridades.

AFP |

Em Santa Cruz, 560 km a noroeste de Los Angeles - na zona de San Francisco -, as chamas avançam sem controle e exigem "uma grande quantidade de recursos" para seu combate, disse o vice-governador da Califórnia, John Garamendi.

"Realizei uma vistoria pelos locais afetados (...) e este incêndio está longe de terminar", destacou Garamendi, que substitui o governador Arnold Schwarzenegger, que está em Massachusetts para o enterro da sogra, Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente assassinado John F. Kennedy.

O departamento de Bombeiros da Califórnia (Calfire) informa em seu site que no condado de Santa Cruz foram evacuadas entre 2.200 e 2.400 pessoas, e que mais de 250 casas estão no caminho das chamas nas localidades de Swanton e Bonny Doon.

Segundo os Bombeiros, o incêndio já destruiu mais de 1.600 hectares de vegetação e só foi controlado em 5%.

O forte vento na região dificulta o trabalho dos quase 700 bombeiros que lutam contra as chamas.

Em 2008, na mesma região, um incêndio menor destruiu três casas e outros dez prédios, provocando um prejuízo de 5,4 milhões de dólares.

pb/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG