Califórnia declara estado de emergência por incêndio

Los Angeles (EUA), 14 ago (EFE).- As autoridades da Califórnia, nos Estados Unidos, declararam hoje estado de emergência no condado de Santa Cruz, onde um incêndio forçou a evacuação de milhares de pessoas.

EFE |

O fogo, controlado em apenas 5% segundo as últimas informações, destruiu mais de 1.600 hectares de floresta e levou ao deslocamento de perto de 2.400 pessoas.

A evolução das chamas fez John Garamendi, governador interino do Estado, qualificar a situação oficialmente como de emergência, uma medida que autoriza o acesso a fundos públicos especiais.

Garamendi substitui Arnold Schwarzenegger, que viajou para o funeral de sua sogra, Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente John F. Kennedy, em Massachusetts.

Schwarzenegger deve ir ao local do incêndio neste sábado para avaliar os problemas.

O incêndio começou na quarta-feira passada, por causas ainda investigadas, perto das localidades de Bonny Doon e Swanton e destruiu duas construções, embora 250 imóveis estejam ainda ameaçados pelas chamas.

Cerca de 700 bombeiros apoiados por helicópteros se deslocaram à região, situada a 80 quilômetros do sul de San Francisco.

No ano passado, 1.500 pessoas foram forçadas a deixar suas casas na mesma região devido a outro incêndio.

Além do foco de Santa Cruz, as chamas arrasaram até o momento mais de 27 mil hectares no condado de Santa Bárbara, no sul da Califórnia.

Os bombeiros conseguiram controlar apenas 10% desse incêndio, ativo desde o dia 8 de agosto em uma área pouco habitada. EFE fmx/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG