Califórnia aprova orçamento com cortes em programas sociais

A Assembleia da Califórnia aprovou nesta sexta-feira, em sessão maratônica, um orçamento que ajudará a enfrentar o déficit fiscal de 26,3 bilhões de dólares com cortes dramáticos em programas sociais.

AFP |

Após a aprovação pelo Senado, na manhã de hoje, a Câmara local votou o Orçamento no início da tarde, com um pacote destinado a economizar cerca de 15 bilhões de dólares por intermédio de cortes na Educação e na Saúde, além da redução dos salários dos funcionários públicos, obrigados à licenças não remuneradas.

A Câmara rejeitou um dos pontos mais polêmicos do projeto, o que previa a perfuração de poços para extrair petróleo sob as águas do exclusivo balneário de Santa Barbara, a noroeste de Los Angeles.

O novo orçamento deverá ser sancionado agora pelo governador republicano Arnold Schwarzenegger, que agradeceu aos legisladores destacando que os "tempos econômicos difíceis é que revelam o valor dos políticos...".

O projeto aprovado reduz em 60% o déficit de 26,3 bi previsto para os próximos dois anos no Estado.

Apesar da aprovação no Legislativo, várias cidades californianas, incluindo Los Angeles, já manifestaram sua intenção de recorrer à Justiça contra os cortes nos programas comunitários.

pb/sd/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG