Califórnia adota leis duras contra a contaminação de águas por barcos

A Califórnia adotou uma regulamentação para reduzir a contaminação das águas pelos barcos por vazamento de combustíveis, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira pelo Escritório de Recursos do Ar da California (CARB).

AFP |

O documento informou sobre as regras que serão aplicadas para deter a contaminação provocada pelos barcos, entre elas a obrigatoriedade do uso de combustíveis limpos. Em caso de desobediência às novas regras, serão aplicadas multas muito altas.

As novas regras entrarão em vigor em 2009 e serão aplicadas aos transportes marítimos que circularem a 24 milhas náuticas (43 km) da Califórnia.

"Esta regulamentação salvará vidas", afirmou a diretora do CARB, Mary Nichols, em um comunicado.

"Em todos os portos da costa da Califórnia observaremos um ar mais limpo e uma melhor saúde de seus moradores", prometeu Nichols.

Na Califórnia, estudos das principais autoridades da área da saúde do país e do estado denunciam altos níveis de câncer entre a população que vive em áreas portuárias, como Long Beach, a sudoeste de Los Angeles, onde além da intensa atividade comercial marítima existem aeroportos com grande tráfego.

pb/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG