Calderon visita Brasil para fortalecer comércio

O presidente do México, Felipe Calderón, inicia nesta quarta-feira uma viagem por Brasil, Colômbia e Uruguai para fortalecer os laços comerciais.

AFP |

As visitas têm o propósito de "fortalecer os laços de cooperação e as relações econômicas e comerciais", entre outros temas, destacou a presidência mexicana em um comunicado.

Após viajar a Bogotá e a Montevidéu, Calderón chegará ao Brasil no dia 15 de agosto, por São Paulo, onde encerrará um encontro de empresários dos dois países.

No mesmo dia, o líder mexicano seguirá para o Rio de Janeiro, onde visitará laboratórios de biotecnologia.

No dia 17, Calderón terá em Brasília uma reunião de trabalho com Luiz Inácio Lula da Silva, além de se encontrar com os presidentes da Câmara e do Senado.

O comércio bilateral entre Brasil e México, as duas principais economias da América Latina, somou 7,4 bilhões de dólares em 2008, com 4,281 bi em exportações brasileiras.

No primeiro semestre de 2009, as exportações brasileiras caíram 40% e somaram apenas 1,207 bilhão de dólares, enquanto as vendas mexicanas para o Brasil recuaram 6%, totalizando 1,227 bilhão.

Brasil e México integram o G5, ao lado de China, Índia e África do Sul; e o G20, que reúne as grandes economias industrializadas e em desenvolvimento.

lp/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG