Cálcio reduziria o risco de câncer de colo e tumores do sistema digestivo

O cálcio reduziria o risco de câncer de colo e outros tumores do sistema digestivo em homens e mulheres, segundo um amplo estudo realizado nos Estados Unidos.

AFP |

"Tanto entre homens como entre mulheres o consumo de laticínios, de outros alimentos ricos em cálcio e de suplementos de cálcio está vinculado a uma redução do risco de câncer do sistema digestivo", afirmam os autores da pesquisa.

Entre as mulheres, um quinto das que consumiram mais cálcio (1.881 miligramas por dia) tiveram um risco de câncer 23% menor que aquelas que absorveram menos (494 miligramos/dia). A redução do risco foi particularmente considerável para o câncer de colo.

Entre os homens, 20% dos que consumiram mais cálcio (1.530 miligramas/dia) tiveram uma redução de 16% do risco de câncer colorretal, em comparação com os 20% que absorveram menos (526 miligramos/dia), segundo os autores do estudo publicado no Archives of Internal Medicine, uma revista médica americana.

O cálcio e o consumo regular de latícinios não mostraram, porém, um vínculo com a redução do câncer de próstata, de mama ou otros tumores cancerosos fora dos órgãos do sistema digestivo.

Para esta pesquisa os cientistas do americano Instituto Nacional do Câncer (NCI) examinaram 293.907 homens e 198.903 mulheres com idades entre 50 e 71 anos durante sete anos.

js/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG