Cai novamente o índice de confiança em Sarkozy um ano após sua eleição

O índice de confiança no presidente francês Nicolas Sarkozy, o mais baixo após um ano mandato, registra uma nova queda segundo duas pesquisas publicadas nesta segunda-feira, às vésperas do aniversário de sua vitória eleitoral.

AFP |

Segundo o instituto LH2, a cota de popularidade de Sarkozy perdeu 4 pontos indo para 36%, assim como a de seu primeiro-ministro François Fillon que ficou em 46%. A administração do presidente é criticada por 53% dos franceses.

Se o segundo turno da eleição presidencial fosse realizado hoje, os resultados seriam inversos em relação aos de 6 de maio de 20O7: o triunfo seria da socialista Ségolène Royal que ficaria com 53% dos votos contra 47% dados a Sarkozy, segundo a mesma sondagem.

As opiniões dos franceses sobre o balanço de Nicolas Sarkozy são negativos em quase todos os setores. Só sua política européia é considerada "um sucesso" por pequena maioria: 43% contre 37%.

Segundo o instituto Ifop, a confiança dos franceses no presidente sofreu baixa de um ponto a 42%, e a concedida a Fillon caiu 4 pontos, indo para 58%.

Segundo este instituto, 58% dos franceses desaprovam a ação do presidente.

Eleito em 6 de maio de 2007 prometendo "ruptura" e um "choque de confiança", Nicolas Sarkozy viu sua popularidade pulverizar-se e depois desmoronar, no início de 2008.

pol-lpt/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG