Cadeira de Ted Kennedy no Senado americano ganha dono interino

WASHINGTON - O governador de Massachusetts, Deval Patrick, nomeou hoje Paul Kirk como sucessor interino do senador democrata Ted Kennedy, o que restabeleceu a supermaioria dos democratas no Senado dos Estados Unidos.

EFE |

Kirk, ex-assessor de Ted e amigo da família Kennedy, ficará no cargo até 19 de janeiro, quando haverá uma eleição especial. A pessoa que for eleita completará os três anos que restam do mandato do senador.

Ao fazer o anúncio numa entrevista coletiva, o governador Patrick disse que o Congresso americano estuda assuntos "muito importantes" para que Massachusetts tenha só um membro no Senado.

A nomeação de Kirk, de 71 anos, devolve aos senadores democratas a maioria absoluta de 60 cadeiras, que será muito valiosa para o partido na aprovação da reforma de saúde, uma das prioridades da Casa Branca.

Em nota, o presidente dos EUA, Barack Obama, elogiou Kirk como um "líder distinto". Afirmou ainda que, com sua nomeação, o estado de Massachusetts será plenamente representado no Senado, que nos próximos meses debaterá "assuntos importantes como o sistema de saúde, a reforma financeira e a energia".

Para a família Kennedy, o governador Patrick "não poderia ter escolhido melhor pessoa" para ocupar interinamente a cadeira de Ted.

"O senador Kennedy sempre disse que servir ao povo de Massachusetts no Senado dos EUA foi a maior honra de sua vida. Teria o maior prazer em ver Paul Kirk também ter essa honra agora", disse a família numa nota.

Leia mais sobre Ted Kennedy

    Leia tudo sobre: ted kennedy

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG