Cachorro de N.York é o primeiro infectado pela gripe A nos EUA

Nova York, 22 dez (EFE).- Um cachorro de 13 anos da cidade de Bedford Hills, no estado de Nova York, se tornou o primeiro cão do país a ser infectado pelo vírus da gripe A, informou hoje a Associação Nacional de Veterinários (AVMA, na sigla em inglês).

EFE |

Segundo os diretores da associação, que agrupa os veterinários de todo o país, o animal já está em casa, embora tenha passado dois dias em um hospital para animais.

Também foi informado que o cão, internado no último dia 13, pertence a uma pessoa quem, uma semana antes, havia sido diagnosticada com a mesma doença.

Quando foi levado para o veterinário, o cachorro apresentava sintomas como febre alta, tosse seca, cansaço e falta de apetite. Só depois de vários exames é que os profissionais que atenderam o animal chegaram ao diagnóstico da gripe A.

A AVMA explicou que os resultados das análises, realizadas em laboratórios do estado de Nova York, revelaram que o cachorro não tinha o vírus da gripe canina (H3N8), mas o da gripe A que atinge os humanos (AH1N1).

Para se certificar do resultado, os veterinários encarregados do caso enviaram mostras à Universidade de Iowa, que confirmou o diagnóstico.

O cão infectado se recupera bem em casa. De acordo com a AVMA, em breve ele se submeterá a novos exames. EFE dvg/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG