Cachorrinho dos Obama suscita grande interesse entre britânicos

A escolha canina do novo presidente americano Barack Obama suscitou um interesse sem precedente no Reino Unido para o cão dágua português, raça do mais novo morador da Casa Branca, segundo números divulgados nesta terça-feira.

AFP |

Apresentado oficialmente nesta terça-feira, o cão presidencial chama-se Bo, tem seis meses, pelos pretos encrespados, com a parte de baixo do focinho, o peito e as extremidades das patas brancos.

O Kennel Club, a mais importante sociedade canina britânica, revelou um aumento de 125% nos pedidos de informações relacionadas a cães d'água portugueses, com 1.646 solicitações entre novembro de 2008 e abril de 2009 contra 730 no mesmo período do ano anterior.

"Constatamos frequentemente um aumento da popularidade de algumas raças, quando as pessoas veem que suas celebridades preferidas as escolheram", explicou uma porta-voz do Kennel Club, que tinha 74 cães d'água portugueses registrados no final de 2008.

"Mas um cão não é um objeto da moda ou um novo acessório do qual você pode se desfazer quando bem quiser. É um compromisso para toda a vida, e aconselhamos às pessoas que desejam comprar um cão a tomar uma decisão prudente e bem estudada como os Obama certamente fizeram", acrescentou.

Barack Obama havia prometido dar um cãozinho as suas duas filhas Malia, de 10 anos, e Sasha, de 7, durante a campanha presidencial, para que ambas o perdoassem por seus longos períodos de ausência. A pressão subiu com a chegada da primavera, que o casal Obama fixou como prazo para atender o desejo de suas filhas.

O casal Obama escolheu uma raça à qual Malia não fosse alérgica, uma propriedade que faz do cão d'água português uma boa escolha para as famílias, indicou o Kennel Club.

"Mas isso não significa que seja uma raça que convenha a todos. O cão d'água português é muito impetuoso e enérgico e precisa de um dono que esteja preparado para exercitá-lo a fim de mantê-lo esbelto e com boa saúde", advertiu a porta-voz da sociedade canina.

mt-elm/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG