comemorar entrada da Croácia na Otan - Mundo - iG" /

Bush visitará Zagreb para comemorar entrada da Croácia na Otan

Zagreb, 1 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, visitará Zagreb nas próximas sexta-feira e sábado para festejar o convite para aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que a Croácia receberá na cúpula da Aliança em Bucareste.

O embaixador dos Estados Unidos em Zagreb, Robert Bradtke, fez hoje esse anúncio em entrevista coletiva.

"Bush vem a Zagreb para comemorar o esperado convite à Croácia para se unir à Otan", disse o diplomata.

O presidente dos Estados Unidos deseja também expressar seu reconhecimento à Croácia pelo "duro trabalho" das reformas em seu caminho à Otan, e mostrar aos outros países balcânicos que também podem seguir esse caminho, acrescentou.

"Bush vem para mostrar também aos outros países do sudeste da Europa que, cumprido o duro trabalho de realizar as reformas nos campos político, econômico e de defesa, as portas da Otan estarão abertas também para eles", disse o embaixador.

O presidente americano se reunirá em Zagreb com o chefe de Estado da Croácia, Stjepan Mesic, com o primeiro-ministro, Ivo Sanader, e se dirigirá aos cidadãos croatas em uma praça na parte antiga da capital, onde ficam o edifício do Governo e do Parlamento.

Esta é a primeira visita oficial de um presidente dos Estados Unidos à Croácia. O anterior chefe da Casa Branca, Bill Clinton, esteve no país em 1996, mas apenas durante uma breve escala no aeroporto de Zagreb. EFE vb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG