Washington, 24 jun (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, viajará ao Japão de 5 a 9 de julho para participar da cúpula do G8 (sete nações mais ricas do mundo e a Rússia), mas descartou, por enquanto, a aguardada visita à Coréia do Sul, anunciou hoje a Casa Branca.

Até agora, acreditava-se que Bush iria a Seul dentro da viagem ao Japão, mas a visita foi adiada sem data pelas grandes manifestações que começaram em maio contra a importação de carne bovina americana e que causaram uma crise no Governo sul-coreano.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, informou hoje que Bush se reunirá com o presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, durante a viagem ao Japão, e espera ir a Seul antes que termine seu mandato.

No último fim de semana, os dois países anunciaram um acordo no setor privado para limitar, na Coréia do Sul, a importação de carne americana a cabeças de gado com menos de 30 meses.

"Estamos avançando em uma boa direção no que diz respeito ao acordo sobre a carne de boi", afirmou Perino.

Bush deve retornar ao leste asiático em agosto, quando irá à China para assistir aos Jogos Olímpicos de Pequim. EFE mv/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.