Bush vai visitar o Texas na terça-feira

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou neste domingo que vai viajar na terça-feira ao Texas, onde o furacão Ike provocou muitos danos.

AFP |

"Irei ao Texas na terça para expressar o respaldo do governo federal. Para expressar por um lado a solidariedade e por outro o apoio aos esforços de reconstrução", disse Bush após uma reunião com altos funcionários dos departamentos de Segurança e Emergência.

"O governo federal vai fornecer 1,5 milhão de litros de água e um milhão de alimentações diárias para ajudar as pessoas desabrigadas", acrescentou.

Quase 2,2 milhões de pessoas foram evacuadas no Texas e mais de 130.000 na Louisiana. Porém, apesar da ordem de retirada, mais de 100.000 habitantes permaneceram nas áreas afetadas durante a passagem do furacão.

A força da tempestade deixou um rastro de destruição ao longo de 800 km de costa, interrompeu boa parte da produção de petróleo e de gás no Golfo do México e provocou pelo menos oito bilhões de dólares de prejuízos.

Na manhã deste domingo, o Ike permanecia sobre o estado do Arkansas e nas próximas horas deve avançar rumo ao Missouri e outros estados centrais do vale do Mississippi, provocando chuvas torrenciais.

O governo Bush foi muito criticado em 2005 pela reação demorada à passagem devastadora do furacão Katrina pela cidade de Nova Orleans.

bur-ch/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG