Bush supera Obama em popularidade nos EUA, diz pesquisa

Aprovação do governo do ex-presidente sobe para 47% e fica um ponto acima do índice obtido pelo atual líder

iG São Paulo |

AFP
Aprovação do governo Bush sobe e supera a de Obama
A popularidade do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está abaixo da registrada pelo ex-líder George W. Bush, segundo pesquisas divulgadas na segunda-feira pelo instituto Gallup.

Em um dos levantamentos, o Gallup pediu que os americanos avaliassem os presidentes dos últimos 50 anos. Em primeiro lugar, com 85% de aprovação, ficou John F. Kennedy, que governou o país de 1961 a 1963. Em último, com 29%, ficou Richard Nixon (1969-1974).

George W. Bush ficou em penúltimo, com 47% de aprovação, um ponto percentual acima do obtido por Barack Obama em uma pesquisa de aprovação sobre o atual goveno, também realizada nesta semana.

O índice mais baixo obtido por Obama foi de 41%, em outubro. O mais alto foi de 62%, em maio de 2009. Para analistas, a queda da popularidade de Obama se deve aos problemas na economia e a derrota do partido Democrata na eleições legislativas. Por sua vez, o ex-presidente George W. Bush pode ter se favorecido da grande exposição na mídia durante o mês de novembro, quando lançou seu livro de memórias, "Decision Points".

A aprovação de Bush sofreu grandes oscilações durante sua presidência. Em 2001, logo após os ataques de 11 de Setembro, sua popularidade era de 87%. Em 2002, começou a cair e, em 2008, chegou a 32% como reflexo da crise econômica e das críticas a guerra do Iraque.

A aprovação de 47% registrada na pesquisa desta semana é a mais alta obtida por Bush desde 2005, quando foi criticado pela lenta resposta ao furacão Katrina, que devastou Nova Orleans.

Apesar do aumento de popularidade, Bush continua sendo um dos dois únicos presidentes americanos que têm índice de reprovação maior do que aprovação (51% a 47%). O outro é Richard Nixon.

Com EFE

    Leia tudo sobre: euaobamabushpopularidadepesquisa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG