Todas opções estão na mesa - Mundo - iG" /

Bush sobre Irã: Todas opções estão na mesa

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse nesta quarta-feira que quer buscar o caminho da diplomacia para resolver o impasse sobre o programa nuclear do Irã, mas que todas as opções estão na mesa.

BBC Brasil |

"A primeira escolha é resolver (o problema) diplomaticamente, e é exatamente isso que estamos fazendo", disse Bush, que está em visita à Europa.

O presidente americano fez o comentário na Alemanha, onde se reuniu com a chanceler alemã, Angela Merkel. Ele está agora na Itália, a última etapa de uma viagem vista por muitos como uma despedida do continente europeu.

Bush ainda se encontrará com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, e com o papa Bento 16.

Possibilidade
Bush e Merkel disseram que mais sanções contra o Irã são uma possibilidade.

"Não podemos excluir novas sanções" contra o Irã, disse Merkel. Mas, segundo a chanceler alemã, as medidas teriam de ser decididas no Conselho de Segurança da ONU. "A última rodada (de sanções) deve ser implementadas", completou.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou três rodadas de sanções contra o Irã, que incluem restrições de bens e proibições de viagem para indivíduos e empresas iranianas acusadas de envolvimento no programa nuclear.

As sanções também incluem a proibição de venda ao Irã de itens que podem ter um uso tanto civil como militar.

A reunião de Bush com Merkel também tratou do Afeganistão, do processo de paz no Oriente Médio e de outros assuntos de interesse global como mudança climática e o preço de combustíveis e alimentos.

Na terça-feira, Bush se reuniu com líderes da União Européia na Eslovênia. No encontro, os líderes ameaçaram o Irã com novas sanções caso o país não suspenda seu programa nuclear.

Bush disse que um Irã com armas nucleares seria "incrivelmente perigoso" para a paz mundial.

Uma declaração conjunta dos Estados Unidos e da União Européia pede que o governo do Irã pare de desafiar o Conselho de Segurança da ONU na área nuclear.

O chefe de política externa da União Européia, Javier Solana, viajará ao Irã no domingo com uma nova oferta de incentivos econômicos e políticos ao país. "Agora é hora de se fazer uma diplomacia forte", disse Bush.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG