Bush se reunirá com primeiro-ministro paquistanês no dia 28

Washington, 3 jul (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirá no dia 28 de julho, em Washington, com o primeiro-ministro paquistanês, Yousaf Raza Gillani, anunciou hoje a Casa Branca.

EFE |

O encontro ocorre em meio a tensões pela presença de membros da rede terrorista Al Qaeda e militantes do movimento talibã nas províncias paquistanesas fronteiriças com o Afeganistão.

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, informou hoje que durante a reunião, Bush conversará com Gillani sobre questões como "a luta antiterrorista, o desenvolvimento econômico e a cooperação regional".

"A aliança estratégica entre EUA e Paquistão está firmemente baseada nos objetivos compartilhados da promoção da democracia e do combate contra o extremismo", assinalou Perino.

Os dois governantes se reuniram pela primeira vez em maio em Sharm el-Sheikh (Egito), durante a viagem que Bush fez então pelo Oriente Médio, e três meses depois que o chefe de Governo jurasse seu cargo.

Na ocasião, os dois se comprometeram a continuar a luta antiterrorista, um setor no qual o Paquistão é um importante aliado dos Estados Unidos.

No entanto, em alguns setores americanos, Islamabad foi acusado de não fazer o suficiente para combater os militantes na fronteira noroeste do Paquistão.

O jornal "The New York Times" publicou, no início da semana, que altos funcionários americanos elaboraram em 2007 um plano para facilitar as incursões de grupos de operações especiais americanos na zona fronteiriça, mas divergências internas e a Guerra do Iraque impediram que o projeto fosse executado. EFE mv/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG