Bush se reunirá com presidente do Paquistão este mês em NY

O presidente dos EUA, George W. Bush, vai se reunir com o novo presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, em 23 de setembro, em Nova York, anunciou nesta quinta-feira a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

AFP |

Bush estará em Nova York para a Assembléia-Geral das Nações Unidas.

As conversas de Bush e Zardari se concentrarão "na cooperação para combater o terrorismo, fortalecer a economia e promover a democracia no Paquistão", informou Perino à imprensa.

O encontro acontecerá três dias antes da reunião de Bush com o presidente afegão, Hamid Karzai, e em meio a tensões entre o Paquistão e os Estados Unidos pela luta contra os insurgentes em áreas do noroeste paquistanês.

O governo de Bush acusou os talibãs e a rede Al-Qaeda de usar a zona fronteiriça com o Afeganistão como abrigo, mas ataques em território paquistanês deixaram vítimas civis, o que deflagrou um sentimento antiamericano no Paquistão.

Provavelmente, Zardari será recebido de forma favorável nos EUA, uma vez que ofereceu continuar a guerra contra o terrorismo.

"Prometi o apoio total do governo dos Estados Unidos, enquanto o Paquistão lutar contra os terroristas e os extremistas nas regiões fronteiriças", disse Bush a Zardari, após tomar posse em 9 de setembro.

lal/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG