Bush está confiante em pacto com Iraque sobre futuro das tropas" / Bush está confiante em pacto com Iraque sobre futuro das tropas" /

Bush se reunirá com Olmert antes de deixar o cargo

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, se reunirá com o primeiro-ministro em fim de mandato israelense, Ehud Olmert, antes de deixar o cargo, em janeiro, informou a Casa Branca. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/10/29/bush_esta_confiante_em_pacto_com_iraque_sobre_futuro_das_tropas_2085716.html target=_blankBush está confiante em pacto com Iraque sobre futuro das tropas

EFE |

A porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, explicou que os dois líderes conversaram nesta quarta-feira por telefone e "se mostraram de acordo" em se reunir nos EUA antes do fim do mandato de Bush.

No ano passado, o governante americano tinha fixado como meta conseguir um acordo de paz entre israelenses e palestinos antes do fim de seu mandato, em 20 de janeiro de 2009.

No entanto, no último ano houve poucos avanços nas conversas de paz.

A perspectiva de um pacto entre ambas as partes foi ainda mais prejudicada pela situação interna israelense, onde Olmert apresentou sua renúncia devido a um escândalo de corrupção. Além disso, Israel realizará eleições gerais antecipadas em fevereiro.

A convocação de eleições ocorreu depois do fracasso da ministra de Exteriores e líder do partido governante Kadima, Tzipi Livni, na tentativa de consolidar uma coalizão parlamentar para liderar um novo Executivo que substituísse Olmert.

Segundo as pesquisas divulgadas esta semana, Livni lidera as preferências do eleitorado, seguida de perto pelo chefe do partido direitista Likud, Benjamin Netanyahu.

Apesar das dificuldades, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, insistiu nas últimas semanas em que seu Governo continuará as gestões para conseguir um acordo de paz até o último momento.

Leia mais sobre: Bush

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG