Bush se reúne com líderes da comunidade cubano-americana em Miami

Miami, 10 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, se reuniu hoje em particular com alguns líderes da comunidade cubano-americana, após participar de um ato de arrecadação de fundos do Partido Republicano em Miami, informou a Casa Branca.

Bush falou na reunião sobre a situação atravessada por Cuba e os resultados de sua política externa em relação à ilha, segundo fontes do Governo americano.

Destacou o compromisso de sua Administração pela conquista de uma Cuba livre e lembrou o chamado "Grito de Yara", quando em 1868, Carlos Manuel de Céspedes libertou seus escravos, e com 150 homens mal armados declarou guerra à Espanha, proclamando a independência de Cuba.

Após assistir ao ato de arrecadação de fundos, que aconteceu em uma residência privada de Coral Gables, Bush se reuniu com destacados empresários e funcionários cubano-americanos, assim como com líderes de grupos do exílio.

A visita a Miami pode ser a última que Bush realiza a esta cidade como presidente, após seus dois mandatos, e acontece em momentos em que sua popularidade está em torno de 25%, segundo uma pesquisa divulgada no final de semana passado pelo centro Gallup.

A reunião de Bush com os líderes cubano-americanos coincide também com o desencanto mostrado por alguns grupos do exílio perante a recusa do Governo de impulsionar a suspensão temporária nas restrições de viagens e envio de remessas a Cuba.

A moratória de vários meses que solicitavam organizações do exílio como a Fundação Nacional Cubano Americana (FNCA) buscava facilitar a ajuda direta a parentes e desabrigados na ilha, após a passagem dos ciclones "Ike" e "Gustav".

Grupos como Movimiento Democracia ou Agenda Cuba respaldavam também a proposta de um levantamento temporário nas restrições de envio de remessas e viajens para Cuba, embora o exílio cubano tenha se dividido sobre este ponto. EFE emi/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG