Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Bush se diz contente de trabalhar com Medvedev, segundo a Casa Branca

O presidente George W. Bush se alegrou com a idéia de trabalhar com o novo dirigente russo Dmitri Medvedev, que tomou posse nesta quarta-feira e deverá telefonar para ele em breve para cumprimentá-lo, informou a Casa Branca.

AFP |

"Ele está contente com a idéia de trabalhar com Medvedev e deseja a ele sucesso nas novas funções", disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino.

A intenção de Bush é manter com Medvedev "boas relações como as que observava com o presidente Putin, relações através das quais podem trocar francamente seus pontos de vista e cooperar em questões como o acordo nuclear que assinamos ontem", disse ela.

Estados Unidos e Rússia assinaram na terça-feira em Moscou um acordo intergovernamental de cooperação nuclear civil que permitirá aos dois países desenvolver relações comerciais nesse setor e, ao mesmo tempo, lutar contra a proliferação nuclear.

"É uma etapa muito importante para nossos países. Antes, Estados Unidos e Rússia eram rivais em matéria nuclear. Atualmente são parceiros", declarou o embaixador americano em Moscou, William Burns.

O texto foi assinado por Burns e Serguei Kirienko, diretor-geral de Rosatom, a empresa estatal responsável por assuntos nucleares russos, constatou uma correspondente da AFP.

O acordo permitirá a empresas russas e americanas "realizarem joint-ventures e transportar materiais nucleares de ambas as partes", segundo documento distribuído pela delegação americana.

lal/chv/sd

Leia tudo sobre: iG

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG