Bush saúda aval da Câmara a acordo nuclear civil com Índia

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, saudou a aprovação, neste sábado, na Câmara de Representantes, de um acordo civil nuclear com a Índia, que põe fim à proibição de três décadas de intercâmbio comercial nuclear com Nova Délhi.

AFP |

A adoção do pacto "é um novo grande avanço para a transformação das relações indiano-americanas", afirmou Bush, em um comunicado.

O texto, que agora deverá ser aprovado pelo Senado, foi adotado com 298 votos contra 117, informou a presidente da Casa, a democrata Nancy Pelosi.

Bush pediu aos senadores "que se ocupem rapidamente" do expediente e o aprovem antes do fim do período legislativo, em outubro.

O acordo, assinado em julho de 2005 por Bush e pelo premier indiano, Manmohan Singh, oferece ao governo de Nova Délhi acesso à tecnologia e energia atômica baratas, tendo como contrapartida a possibilidade de que os inspetores da ONU possam visitar suas instalações nucleares.

Se for aprovado pelos senadores, terá validade por um período de 40 anos e, depois, continuará em intervalos adicionais de dez anos, a menos que uma das partes anuncie sua suspensão seis meses antes de encerrar a etapa em vigor.

jkb/tt

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG