Bush reitera apelo à Rússia para que cumpra acordo de paz

Washington, 14 ago (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, pediu hoje de novo à Rússia para que cumpra o acordo de paz estipulado na terça-feira e respeite a integridade territorial da Geórgia.

EFE |

"Peço que se respeite a integridade territorial da Geórgia e que se cumpra o cessar-fogo", disse brevemente Bush a jornalistas.

O governante americano fez esta declaração após ficar durante quase quatro horas na sede da CIA (agência de inteligência dos EUA), onde recebeu informação sobre a guerra contra o terror e os últimos eventos na Geórgia.

Bush destacou que deseja ouvir de primeira mão, através da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, como avançam os esforços de mediação da comunidade internacional em torno do conflito entre Geórgia e Rússia.

Rice se reuniu hoje no Fort de Brégançon, na Côte D' Azur (sudeste da França), com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o ministro de Exteriores francês, Bernard Kouchner, para se inteirar de sua mediação no conflito e reiterar seu apoio.

Na sexta-feira ela chegará a Tbilisi, onde apresentará ao presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, uma série de documentos, já negociados com o presidente russo, Dmitri Medvedev, destinados a consolidar a trégua e permitir avançar para a resolução do conflito.

No sábado, Rice voltará aos EUA, mas antes de retornar a Washington, passará pelo Texas para informar a Bush, no rancho de Crawford, sobre as gestões diplomáticas que fez durante sua viagem à França e Geórgia.

O presidente americano atrasou dois dias suas férias em Crawford pelo conflito na Geórgia, e partirá ao Texas na sexta-feira. EFE cae/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG