Bush receberá Uribe no dia 20 para debater TLC, diz a Casa Branca

Washington, 5 set (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, receberá o chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe, no dia 20 de setembro, para reiterar seu compromisso com o Tratado de Livre-Comércio (TLC), informou hoje a Casa Branca.

EFE |

"A Colômbia é um aliado estratégico dos Estados Unidos e esta visita ressalta a profunda amizade e extensa cooperação" entre os dois países, disse a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, em comunicado.

Segundo a porta-voz, os dois chefes de Estado discutirão um amplo leque de temas bilaterais, entre eles o Tratado de Livre-Comércio, que precisa ser ratificado no Congresso americano.

Também analisarão formas de "reduzir a violência e aumentar a paz e a segurança na Colômbia, e o fortalecimento da democracia em toda a região", acrescentou Perino.

O encontro de Uribe com Bush insere-se na visita de trabalho que o presidente colombiano fará a Washington a partir de 17 de setembro para continuar pressionando a favor do TLC e da continuidade do Plano Colômbia contra o narcotráfico e os grupos armados ilegais.

Uribe deve se reunir com líderes dos setores público e privado, e representantes da comunidade colombiana, além de discursar perante a Instituição Brookings e o Clube Nacional de Imprensa, entre outras atividades.

A embaixada da Colômbia já tinha antecipado parte da agenda de Uribe em Washington, na qual não estava confirmada a reunião com Bush.

O presidente colombiano participou do 2º Fórum de Competitividade das Américas, realizado de 17 a 19 de agosto em Atlanta, onde também defendeu o TLC como instrumento de desenvolvimento econômico.

Em sua ida a Washington, no entanto, Uribe se encontrará com um Congresso sob domínio democrata e ainda resistente a submeter o TLC a votação, assinado em novembro de 2006. EFE mp/ab/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG