Bush receberá líderes do Kosovo na Casa Branca

Washington, 11 jul (EFE).- O presidente americano, George W.

EFE |

Bush, se reunirá em 21 de julho com os chefes de Estado e Governo de Kosovo, Fatmir Sejdiu e Hashem Thaçi, respectivamente, que visitarão Washington pela primeira vez desde a proclamação da independência kosovar em fevereiro.

Segundo a Casa Branca, Bush aproveitará a ocasião para reiterar junto a Sejdiu e Thaçi seu "forte apoio" aos esforços do Governo kosovar por criar um Estado "democrático, próspero e multiétnico que seja aceitável por todos os cidadãos".

Em 17 de fevereiro, quando Kosovo declarou sua independência, o governante dos EUA reconheceu imediatamente a até então província sérvia de maioria albanesa como um Estado "independente e soberano".

Em uma carta enviada a Sejdiu, Bush qualificou a independência do Kosovo de "ocasião histórica" e avaliou sua postura de querer alcançar os padrões mais altos de democracia e liberdade em seu país e respeitar os direitos das minorias étnicas.

A soberania kosovar foi reconhecida por 43 países, mas a Rússia e a Sérvia consideraram a medida ilegal e exigem novas negociações para se chegar a um acordo sobre o estatuto da região. EFE cai/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG