Bush pede que Congresso permita extração de petróleo em alto mar

Washington, 18 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, pediu hoje ao Congresso que permita a extração de petróleo na plataforma continental do país em alto mar, onde há reservas de 18 bilhões de barris de petróleo, segundo ele.

Em discurso no jardim da Casa Branca, Bush atribuiu ao Legislativo, dominado pelos democratas, boa parte da culpa pela escalada de preços da gasolina nos EUA e pediu a aprovação de quatro medidas para aumentar a produção.

Entre as medidas, a que mais de destaca pede a suspensão da proibição de construir plataformas petrolíferas na plataforma continental americana em alto mar, vigente há mais de 25 anos.

Segundo Bush, a restrição "é antiquada e contraproducente".

O presidente fez o pedido um dia depois de o candidato republicano à Casa Branca, John McCain, também propor a suspensão da proibição, em discurso de campanha no estado do Texas.

No entanto, McCain apresentou cálculos sobre as reservas disponíveis em alto mar, onde, segundo ele, há pelo menos 21 bilhões de barris.

A segunda proposta de Bush é a obtenção de petróleo do xisto, rocha que, quando aquecida, produz o hidrocarboneto. Os EUA contam com reservas enormes nos estados do Colorado, Utah e Wyoming, que poderiam produzir 800 bilhões de barris.

No entanto, sua extração é muito mais cara do que a exploração de jazidas normais.

Bush reclamou que o Congresso tinha proibido o arrendamento de terras federais para a exploração desse tipo de petróleo.

Bush também pediu mais uma vez ao Legislativo que permita a exploração da Reserva Nacional Ártica de Vida Animal (ANWR, em inglês), no estado do Alasca, um gigantesco parque natural de 7,7 milhões de hectares.

Porém, o presidente não conseguiu essa aprovação mesmo quando as duas câmaras eram controladas pelos republicanos.

Por último, Bush pediu rapidez no processo de entrega de permissões para a construção de refinarias no país.

Bush reclamou que até agora os democratas rejeitaram "virtualmente toda proposta" para aumentar a produção nacional de petróleo.

"Os americanos agora estão pagando o preço nos postos de gasolina por essa obstrução", disse.

Atualmente o preço médio da gasolina superou os US$ 4 por galão (3,78 litros) nos EUA, agravando o arrefecimento econômico do país.

Harry Reid, o líder dos democratas no Senado, destacou em comunicado que explorar as jazidas de alto mar não reduzirá o preço da gasolina.

A proposta "representa outro grande presente para as companhias petrolíferas, que já embolsam milhões de dólares de lucro", disse Reid. EFE cma/wr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG