Bush pede aumento da exploração petroleira nos Estados Unidos

Em meio à crise gerada pelos altos preços da gasolina, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, fez um apelo neste sábado para que a exploração petroleira no território americano seja ampliada, e culpou o Congresso de maioria democrata pela imobilidade do país em relação ao problema.

AFP |

"Um dos fatores que elevam os preços da gasolina é que muitas reservas de petróleo aqui nos Estados Unidos foram deixadas fora do alcance para a exploração e a produção", disse o presidente em seu programa semanal de rádio.

"Os esforços do passado para suprir a demanda de petróleo expandindo os recursos internos foram repetidamente derrubados pelos democratas no Congresso", continuou.

Bush propôs ampliar a perfuração na plataforma continental dos Estados Unidos, aumentando a produção de petróleo nas colinas ocidentais das Montanhas Rochosas, permitindo a exploração no norte do Alasca e melhorando a capacidade de refinamento do óleo cru no país.

"Já é hora de os membros do Congresso enfrentarem a dor que os altos preços da gasolina estão causando em nossos cidadãos", declarou Bush.

"Cada dólar extra gasto pelas famílias americanas por causa dos altos preços da gasolina é um dólar a menos que poderia ser usado para colocar comida na mesa ou mandar seus filhos para a universidade".

mk/ap

    Leia tudo sobre: bush

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG