Publicidade
Publicidade - Super banner
Mundo
enhanced by Google
 

Bush parabeniza Parlamento iraquiano por aprovar acordo de segurança

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, parabenizou o Parlamento iraquiano nesta quinta-feira por aprovar o acordo de segurança que permitirá às tropas americanas permanecer no país árabe quando a missão da ONU acabar, no fim deste ano.

Redação com agências internacionais |

Nesta quinta-feira, o Parlamento iraquiano aprovou ainda um acordo sobre as relações entre EUA e Iraque, que, junto com o pacto de segurança, vai fixar o marco legal que permitirá às tropas americanas continuar em território iraquiano até o fim de 2011.

Bush, que classificou estes acordos como "históricos", afirmou em comunicado divulgado pela Casa Branca que "a votação de hoje confirma o crescimento da democracia no Iraque e a crescente capacidade" de a nação "proteger a si mesma".

O chefe de Estado destacou ainda que agora espera que o Conselho Presidencial do Iraque, composto pelo presidente e os dois vice-presidentes, "não demore a aprová-lo".

Bush afirmou que os acordos são "outro sinal de progresso" e respondem ao interesse "comum e durável" de ambos os países e da região.

Segundo Bush, há dois anos "teria sido impensável" um pacto deste tipo, mas, graças à "coragem da população iraquiana" e à "melhora da situação da segurança", finalmente foi possível torná-lo realidade.

Atualmente, os EUA têm cerca de 150 mil soldados em solo iraquiano. Mas os acordos, que estavam sendo negociados desde março, entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2009, um dia depois do fim da missão que a ONU tem no Iraque.

Leia mais sobre Iraque

Leia tudo sobre: bush

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG