Bush, Obama e McCain mostram patriotismo no Dia da Independência

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e os candidatos democrata, Barack Obama, e republicano, John McCain, comemoraram nesta sexta-feira o Dia da Independência com exibições de patriotismo.

AFP |

Bush discursou em uma cerimônia na residência do redator da Declaração da Independência e terceiro presidente dos Estados Unidos, Thomas Jefferson, em Monticello, Virgínia, onde 72 pessoas receberam a cidadania americana e juraram lealdade à nova pátria.

No início do discurso, o presidente foi interrompido por pessoas que gritavam: "Fora Bush!".

O presidente respondeu lembrando aos "meus novos concidadãos, que acreditamos na liberdade de expressão nos Estados Unidos da América".

Bush destacou a história da nova cidadã americana Mya Soe, de Mianmar, que foi hostilizada pelo governo militar birmanês por ensinar "os habitantes de sua aldeia a ler e escrever". Em 2000, "mudou uma vida de medo por uma vida de liberdade".

"Vocês representam muitas etnias, raças e religiões diferentes, mas todos têm algo em comum: o amor que compartilham pela liberdade".

John McCain escreveu um artigo no qual destaca que "o patriotismo é algo mais profundo que suas expressões simbólicas, que os sentimentos de pertencer a um local ou a um povo, que colocar a mão no coração quando escutamos o hino nacional". Patriotismo "consiste em colocar o país à frente, acima de qualquer ambição pessoal ou partidária, acima de tudo".

Obama, que assistiu a um desfile no estado de Montana com sua mulher e os filhos, disse que o patriotismo é algo "instintivo, visceral".

"Não se trata apenas de recitar juramentos de lealdade, de celebrar o Dia de Ação de Graças nos colégios, de soltar fogos no 4 de Julho, mas do ideal americano, algo que cresceu em mim com as lições que aprendi com minha família".

Esta idéia inclui "um país no qual tenhamos o direito de buscar a realização de nossos sonhos".

ksh/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG