Bush ligou para Obama para felicitá-lo por sua vitória

Washington, 4 nov (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, telefonou hoje para aquele que será seu substituto a partir de janeiro, o democrata Barack Obama, a quem parabenizou por sua vitória nas eleições desta terça-feira, informou a Casa Branca.

Até o momento, Obama tem 333 votos no colégio eleitoral, correspondentes a 23 estados. Já o seu adversário republicano, John McCain, saiu-se vitorioso em 18 estados, o que lhe garante até agora 146 votos no colégio eleitoral.

O já presidente eleito obteve, segundo cálculos e projeções de emissoras de TV, 51% de votos populares, contra 48% de seu rival.

Nenhum democrata chegava à Casa Branca com número superior a 50% desde o mandato de Jimmy Carter (1977-1981).

Segundo explicou a porta-voz presidencial, Dana Perino, Bush convidou Obama, que será a partir de 20 de janeiro próximo o primeiro presidente negro dos EUA, a visitar a Casa Branca com sua família muito em breve.

"O senhor está a ponto de embarcar em uma das grandes viagens dessa vida. Parabéns e aproveite", recomendou o já presidente em fim de mandato ao seu sucessor.

Pouco antes, o candidato republicano, John McCain, também tinha ligado para Obama para reconhecer a derrota no pleito e felicitá-lo.

O senador pelo Arizona acrescentou, em discurso a seus partidários em um hotel de Phoenix, que a eleição de seu rival representa "um grande avanço para os EUA", e que a vitória de um afro-americano como Obama é "uma prova" da superação do "racismo".

EFE mv/sc/fr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG