Washington, 30 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

Bush, ligou hoje para o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, para mostrar que deseja o melhor para o futuro do chefe de Governo do Estado judeu, informou hoje o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe.

Bush ligou para Olmert pouco antes de o primeiro-ministro israelense anunciar que não concorrerá às primárias de seu partido, o Kadima, em setembro, e que deixará a chefia de Governo após o pleito.

Olmert disse que estava renunciando diante da atual investigação realizada contra ele por denuncias de suborno.

O primeiro-ministro israelense disse que será provada a sua inocência e seu nome ficará limpo de suspeita no futuro.

Olmert renunciará a seu cargo quando seu partido tiver escolhido um novo líder para "pôr de pé um novo Governo de maneira rápida e efetiva".

Segundo Johndroe, Bush pretende seguir trabalhando de perto com Olmert até que ele abandone seu cargo à frente do Governo israelense.

O porta-voz disse que o presidente americano aprecia a amizade e a liderança do primeiro-ministro israelense, assim como seu trabalho em prol da paz no Oriente Médio.

Olmert já afirmou que continuará lutando para alcançar a paz com os palestinos e os sírios durante o tempo em que permanecer no Governo. EFE cai/rr

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.