Bush informará Obama sobre planos de contingência contra crise mundial

A administração de George W. Bush proporcionará informação ao presidente eleito, Barack Obama, sobre os planos de contingência que preparou contra uma eventual crise política internacional, indicou nesta quarta-feira a Casa branca.

AFP |

"O Conselho de Segurança Nacional preparou, neste período de transição, várias reuniões de informação sobre assuntos políticos fundamentais, com o objetivo de fornecer dados sobre a situação à nova equipe", declarou o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe, confirmando assim informações do portal internet do New York Times.

"Trata-se de dar informação sobre certos pontos estratégicos no mundo. Queremos transmiti-la para que nas primeiras semanas eles tenham dados básicos para tomar decisões. É uma lista de imprevistos, de razões possíveis, que não é nem exaustiva nem exclusiva nem normativa", explicou Johndroe, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, em um comunicado.

Os planos foram uma recomendação da comissão de investigação dos atentados de 11 de Setembro, indicou o New York Times.

A comissão detectou problemas no momento da transferência de poder entre Bill Clinton e Bush. O relatório pedia uma melhora do processo de transição "pois um atentado com conseqüências catastróficas pode acontecer quase sem aviso".

Os planos evocados prevêem vários cenários de crise, como uma explosão nuclear provocada pela Coréia do Norte, um ataque às redes americanas dao setor de informática, atos terroristas contra uma base americana no estrangeiro ou o aumento da instabilidade no Oriente Médio, indicaram o jornal fontes que tiveram acesso aos documentos.

fgf-cel/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG