grande passo adiante na questão da defesa antimísseis após encontro com Putin - Mundo - iG" /

Bush frisa grande passo adiante na questão da defesa antimísseis após encontro com Putin

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, afirmou neste domingo em Sochi que as conversações com seu colega russo, Vladimir Putin representaram um grande passo adiante após o encontro entre os dois, que teve como tema principal tema o projeto norte-americano de um escudo antimísseis na Europa.

AFP |

"Creio que se trata de um grande passo adiante. Simplesmente porque me mantive muito envolvido nesta questão e sei até onde progredi", afirmou Bush em uma entrevista coletiva à imprensa ao lado de Putin no balneário de Sochi (sul da Rússia), após esta que provavelmente foi a última reunião entre ambos como chefes de Estado.

Já a Rússia mantém sua oposição ao projeto norte-americano de instalar um escudo antimísseis na Europa, mas está satisfeita com as medidas para o fortalecimento da confiança propostas pelos Estados Unidos, segundo uma declaração conjunta de Putin e Bush.

A Rússia "não está de acordo" com a implantação na Polônia e na República Tcheca de elementos do escudo antimísseis" norte-americano, afirmaram os dois líderes.

No entanto, as propostas dos Estados Unidos para tranquilizar a Rússia serão "importantes e úteis" se forem aplicadas, destaca o comunicado.

"Estou prudentemente otimista a respeito de um acordo definitivo. Creio que é possível", declarou Putin.

A declaração conjunta também ressalta que a Rússia manifestou "interesse na idéia de criar um sistema para responder" às ameaças potenciais de mísseis.

bur/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG