Bush formalizará pacto nuclear com Emirados Árabes, diz jornal

Nova York, 12 dez (EFE).- Os Estados Unidos e os Emirados Árabes Unidos (EAU) vão formalizar um pacto de cooperação nuclear antes de o presidente George W.

EFE |

Bush abandonar o cargo em 20 de janeiro, informou hoje o diário "The Wall Street Journal".

A administração Bush também está preparando acordos parecidos para compartilhar tecnologia e combustível nucleares com Arábia Saudita, Jordânia e Barein, segundo indicou ao jornal um "funcionário de alto escalão" americano.

"Estamos buscando compromissos com nações no Oriente Médio para que procurem seu combustível nuclear no mercado", em vez de enriquecê-lo por conta própria, assegurou a fonte.

Todos esses países árabes se beneficiarão da colaboração dos Estados Unidos no desenvolvimento da energia atômica com a condição de cumprirem o Tratado de Não-Proliferação Nuclear e as normas da Agência Internacional de Energia Atômica, acrescenta o diário.

Bush esperava assinar o pacto com os EAU no mês passado, quando recebeu o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan, em sua residência de descanso de Camp David.

No entanto, os EAU decidiram adiar a assinatura devido a suas dúvidas sobre a atitude do próximo presidente americano, o democrata Barack Obama. O acordo terá de receber o sinal verde do Congresso dos EUA. EFE wm/mh

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG