Bush firma protocolo para ingresso da Croácia e Albânia na Otan

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, assinou nesta sexta-feira o protocolo para entrada da Croácia e da Albânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

EFE |

Em cerimônia na Casa Branca junto com o secretário-geral da aliança atlântica, Jaap de Hoop Scheffer, Bush disse que a assinatura é uma realização de "duas jovens e vigorosas democracias que assumem novas responsabilidades em um momento de terrorismo e em um momento de guerra".

"Agrada-nos dar este importante passo para dar as boas-vindas aos povos da Albânia e Croácia na maior aliança para a liberdade que o mundo já conheceu", acrescentou. Uma vez que se concretize a entrada desses dois países no organismo, a Otan contará com um total de 28 membros.

Bush prometeu que tanto os Estados Unidos como seus aliados no organismo estarão prontos para defender os futuros novos membros, mas ao mesmo tempo lembrou que ambos "têm a responsabilidade de reforçar, promover e defender a causa da democracia".

Por sua parte, De Hoop Scheffer concordou em que a firma do documento constitui "um importante passo" que aproxima ambos os países da Aliança Atlântica.

Trata-se de duas nações que "demonstraram, nas palavras e nos fatos, que estão dispostas e são capazes de assumir as responsabilidades de pertencer à Otan", acrescentou.

Participaram da cerimônia os embaixadores da Croácia e da Albânia, assim como diplomatas e representantes das comunidades de ambas as nações nos Estados Unidos.

Os líderes da Otan acertaram convidar ambos os países a entrarem na organização em abril deste ano. Espera-se que se transformem em membros plenos na cúpula que a aliança vai realizar no próximo ano.

    Leia tudo sobre: otan

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG