Bush felicita presidente líbio por esforços para obter estabilidade mundial

Argel, 14 ago (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, enviou uma mensagem por escrito ao líder líbio, Muammar Kadafi, na qual o felicitou "por seus esforços em alcançar a estabilidade no mundo" e lembra a boa relação entre os dois países, informou hoje a agência líbia "Jana".

O subsecretário de Estado americano para Oriente Médio, David Welch, que chegou na quarta-feira a Trípoli, entregou ao líder líbio a mensagem de Bush.

Segundo a agência líbia, o presidente dos EUA felicita Kadafi por "seus esforços em conseguir a estabilidade no mundo, especialmente na África, assim como em alcançar a paz em Darfur e restabelecer a normalidade nas relações entre Sudão e Chade".

Bush ressalta "a importância do papel da Líbia em nível mundial" e expressa seu desejo de "intensificar a cooperação entre seus países para a estabilidade e a segurança no mundo, considerando que ambos são membros do Conselho de Segurança da ONU", afirma a "Jana".

Welch declarou hoje, em uma entrevista ao jornal "Asharq al-Awsat" que Líbia e EUA estão próximos de chegar a um acordo sobre as indenizações às vítimas americanas dos ataques a um avião realizados pela Líbia.

"Esperamos concluir em breve as negociações para um acordo entre ambos os Governos", disse, acrescentando que, caso este seja conseguido, "se chegará a uma situação que permitirá a completa normalização das relações com a Líbia".

Segundo os jornais líbios, o acordo prevê também uma compensação às vítimas dos ataques aéreos dos EUA na Líbia.

Washington quer que o Governo líbio indenize as famílias das vítimas do atentado contra um avião da companhia aérea Pan Am quando este sobrevoava a cidade escocesa de Lockerbie em 1988, no qual morreram 270 pessoas. EFE jg/fh/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG