Bush felicita Lugo por vitória eleitoral e oferece cooperação

Assunção, 24 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, telefonou hoje para o chefe de Estado eleito do Paraguai, o ex-bispo Fernando Lugo, para felicitá-lo por sua vitória nas eleições gerais de domingo passado.

Lugo, que colocou fim a 61 anos de hegemonia do Partido Colorado à frente de uma coalizão opositora de amplo espectro ideológico, disse a jornalistas que a conversa foi breve, de pouco mais de um minuto, e que Bush ofereceu apoio ao Governo que assumirá o poder em 15 de agosto.

O ex-bispo disse que durante o breve contato telefônico não conversaram sobre a relação atribuída a ele com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O presidente equatoriano em final de mandato, Nicanor Duarte, denunciou na reta final da campanha o suposto apoio a Lugo de membros do Governo da Venezuela, assim como a presença de "agitadores" desse país, do Equador e da Bolívia para provocar incidentes no dia da votação.

Lugo disse nesta quarta-feira que o primeiro representante da comunidade internacional a felicitá-lo no domingo após saírem os resultados provisórios do pleito foi o embaixador dos Estados Unidos no Paraguai, James Cason, e não Chávez, como afirmou a imprensa. EFE lb/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG