Bush fala com Abbas sobre situação em Gaza

Washington, 30 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, falou hoje com seus colegas da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e do Egito, Hosni Mubarak, sobre a situação em Gaza, informou a Casa Branca, que voltou a apontar o Hamas como responsável pela atual escalada de violência.

Bush conversou por telefone com Abbas e o primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, disse em entrevista coletiva Gordon Johndroe, porta-voz da Casa Branca.

O presidente americano também agradeceu Mubarak por tentar conter a violência na região, destacou Johndroe, segundo quem Bush, que está em seu rancho em Crawford (Texas), realizou uma videoconferência com seus principais assessores para discutir sobre a situação em Gaza.

O porta-voz disse ainda que os EUA querem "uma cessar-fogo sustentável e durável", para o qual é imprescindível que o Hamas pare de lançar foguetes contra o território israelense.

"Não queremos um acordo de cessar-fogo que não valha sequer o papel no qual está escrito", declarou Johndroe.

O Egito, a ANP, a Jordânia e outros Governos comunicarão ao Hamas que a atual situação não beneficia ninguém, disse o porta-voz americano, que lembrou que as autoridades egípcias intermediaram a última trégua entre as partes, a qual expirou em 19 de dezembro, após seis meses de vigência.

Os EUA também pediram a Israel que evite matar civis em seus ataques a Gaza, acrescentou Johndroe, que disse que o país destinou hoje US$ 85 milhões em assistência humanitária aos refugiados palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. EFE cma/sc

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG