Bush expressa confiança em aprovação de acordo com o Iraque sobre tropas

Washington, 29 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, expressou hoje sua confiança de que chegará a ser aprovado o acordo com o Iraque sobre a permanência das tropas americanas nesse país, ao revelar que já recebeu as emendas propostas por Bagdá.

Bush se reuniu hoje na Casa Branca com o presidente da região curda no Iraque, Massoud Barzani, e, em declarações à imprensa depois do encontro, se disse "aberto" a debater essas emendas.

Entre outras coisas, as emendas tratam sobre a jurisdição legal quando os soldados americanos cometerem ações que violem a lei iraquiana.

"Recebemos hoje as emendas do Governo, estamos analisando.

Evidentemente, queremos ser construtivos sem prejudicar os princípios básicos, e continuo muito otimista sobre que o acordo acabará sendo aprovado", disse Bush.

O acordo sobre o qual Bagdá apresentou as emendas é o Status of Forces Agreement (Sofa, ou Pacto sobre a Situação das Forças), que regularia a presença dos cerca de 150 mil soldados americanos no Iraque depois de 31 de dezembro, quando termina o mandato da ONU que legaliza sua situação.

Os Estados Unidos e Bagdá chegaram a um princípio de acordo há duas semanas sobre a minuta do acordo, conseguido após meses de negociações e que prevê a permanência dos soldados americanos até 2011.

Depois, o Governo iraquiano indicou que queria introduzir uma série de emendas.

Em declarações anteriores, a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, tinha expressado a disposição de seu Governo de estudar essas propostas, mas tinha indicado que teriam que passar uma marca muita alta para serem aceitas. EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG