mensagem de esperança ao povo cubano - Mundo - iG" /

Bush envia mensagem de esperança ao povo cubano

O presidente americano, George W. Bush, enviou nesta terça-feira uma mensagem de esperança ao povo cubano, e principalmente às pessoas que foram presas e silenciadas pela tirania e a opressão do regime comunista.

AFP |

"Esta mensagem de esperança é dirigida, principalmente, aos que proferiram pedidos de liberdade, mas que foram silenciados pela tirania e a opressão de uma das ditaduras mais cruéis que já testemunhou o hemisfério", disse Bush em comunicado, uma semana antes de deixar o poder.

O presidente, que será oficialmente substituído por Barack Obama no dia 20 de janeiro, afirmou que Washington "está pronto para atender a qualquer pedido de ajuda que leve Cuba para o caminho da democracia".

No entanto, "a resposta do regime castrista às nossas ofertas têm sido a repressão contínua do povo cubano", lamentou.

"Nem tudo está perdido para as pessoas que desejam a liberdade. O mundo já foi testemunha de outras ditaduras, mas no final sempre viu a derrubada destes regimes, e países escravizados recuperarem sua liberdade", afirmou o presidente americano.

"Um dia o povo de Cuba também desfrutará da liberdade", acrescentou.

Durante o pronunciamento, Bush mencionou os prisioneiros Oscar Elias Biscet, Luis Enrique Ferrer, Ricardo González e José Luis García Paneque e "suas famílias, que sentem saudades de seus entes queridos e continuam sendo oprimidos pelo regime".

Os Estados Unidos "admiram a coragem destas famílias e o emergente movimento da sociedade civil, que se reflete na existência de grupos como as Damas de Branco", finalizou.

du/yw/sd

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG