O presidente George W. Bush, deixando de lado as divergências sobre a guerra no Iraque, comércio e mudança climática, elogiou as relações dos Estados Unidos com a Europa em seu programa semanal de rádio.

"O nível e a amplitude da cooperação entre Estados Unidos e nossos aliados europeus hoje não têm precedentes", disse Bush, que está em viagem à Europa.

"Juntos estamos fazendo do mundo um lugar mais seguro e com esperança", acrescentou.

Na sexta-feira, em visita a França, Bush pediu ao velho continente a fazer mais no Afeganistão e Iraque, invadidos pelos Estados Unidos em 2001 e 2003 respectivamente.

Na mensagem, o presidente disse que os Estados Unidos e os países europeus cooperam em temas econômicos e energéticos, e estão usando as ferramentas de inteligência, finanças, cumprimento da lei, diplomacia e poder militar para destruir as redes terroristas e negar refúgio às mesmas.

"Também trabalhamos juntos para garantir que o Irã não adquira a arma nuclear. Juntos, Europa e Estados Unidos estão fazendo uma diplomacia forte com o Irã, para que as futuras gerações olhem para trás e digam que nos unimos para deter esta ameaça contra nossos povos", afirmou.

mk/fp

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.