Bush e Talabani analisam acordo sobre permanência de tropas dos EUA no Iraque

Washington, 25 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, e o do Iraque, Jalal Talabani, analisaram hoje o acordo sobre a permanência das tropas americanas no país árabe que está sendo negociado pelos dois Governos.

Em declarações à imprensa após reunião no Salão Oval da Casa Branca, Bush disse que os dois líderes discutiram o "acordo marco estratégico" que estabelecerá as bases para a presença militar americana, após o fim, em dezembro, do mandato da ONU que a regulamenta atualmente.

Talabani expressou sua esperança de que o acordo possa ser fechado "em breve".

Os dois Governos fixaram o mês de julho como meta para alcançar o acordo, que legisladores iraquianos criticaram, ao considerar que viola a soberania do país.

Se não for alcançado um entendimento até dezembro, corresponderá ao próximo presidente dos Estados Unidos decidir sobre questões estratégicas sobre a presença militar americana, incluindo a autoridade que as forças iraquianas devem ter nas operações no terreno.

Bush e Talabani também repassaram o processo eleitoral iraquiano, e o presidente americano felicitou o iraquiano pelos "progressos" conseguidos em seu país.

"A atitude do povo melhorou de maneira notável", ressaltou o líder americano.

Talabani, que está nos Estados Unidos para tratar problemas de saúde, afirmou que expressou a Bush as conquistas alcançadas por seu Governo em campos como o combate às milícias.

Neste sentido, afirmou que "grande parte do Iraque é estável" e a economia do país "está crescendo". EFE mv/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG