Bush e Putin não chegam a acordo sobre escudo antimísseis

Sochi (Rússia), 6 abr (EFE).- O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou neste domingo que houve um diálogo positivo em sua reunião com seu colega americano, George W. Bush, apesar de não ter ocorrido avanços drásticos em áreas de desacordo, como o escudo antimísseis que os EUA planejam instalar no leste europeu.

EFE |

  • Otan descarta convite imediato à Ucrânia e Geórgia, mas apóia escudo antimísseis
  • Putin vai a cúpula e acusa a Otan de demonizar a Rússia

  • Em entrevista coletiva conjunta com Bush, Putin afirmou que os desacordos sobre o escudo "não são de palavras, mas de conteúdo".

    "Brilhante dançarino"
    Embora os assuntos discutidos fossem sérios - como o escudo antimísseis que os EUA planejam instalar no leste europeu e a luta contra a proliferação de armas de destruição em massa -, os dois governantes encontraram tempo para brincar e comentar sobre a dança que ocorreu no sábado à noite durante um jantar social.

    O presidente Bush é "um brilhante dançarino", assegurou Putin, na reunião em que os dois tentam estabelecer o caminho da futura relação entre seus países.

    "O único alívio que tenho é que a imprensa não chegou a me ver tentando dançar como me pediram", afirmou Bush.

    "Tivemos a oportunidade de ver que o senhor é um brilhante dançarino", respondeu Putin.

    Os dois governantes jantaram ao lado da primeira-dama americana, Laura Bush, e do presidente eleito russo, Dmitri Medvédev, em uma atmosfera que a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, descreveu como "relaxada e muito confortável".

    O jantar contou com apresentações de música e danças regionais.

    Segundo Perino, em um dado momento os dois presidentes "se uniram aos dançarinos do palco", em uma versão "russa do baile africano".

    A porta-voz se referia à "performance" de Bush em Uganda junto com um grupo de dança tradicional, durante sua viagem pela África, em fevereiro.

    Leia mais sobre: Putin - Bush

      Leia tudo sobre: bushputin

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG