Bush e Merkel se reúnem à margem do G8

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e a chanceler alemã, Angela Merkel, se reuniram nesta terça-feira na localidade japonesa de Toyako, para discutir a questão nuclear iraniana e a liberalização do comércio mundial.

AFP |

"Falamos sobre a necessidade de seguir trabalhando juntos sobre o Irã. Angela Merkel é uma força do bem", disse Bush em entrevista coletiva, ao lado da líder alemã, à margem da Cúpula do G8.

As potências mundiais debatem a resposta do Irã à oferta de incentivos econômicos e diplomáticos para que Teerã acabe com seu enriquecimento de urânio.

Merkel não citou diretamente o Irã, mas disse que está "muito satisfeita" com a Cúpula do G8 até o momento, sobre "o tema da mudança climática e a cooperação nas áreas de alimentos e petróleo".

A chanceler alemã disse que também conversou com Bush sobre as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC). "Temos esperanças de que seja possível concluir com sucesso (a Rodada de Doha) nas próximas semanas".

A OMC realizará a partir de 21 de julho, em Genebra, uma reunião ministerial para tratar de concluir este ano a Rodada de Doha, para a liberalização do comércio mundial.

ok/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG