horizonte para soldados americanos no Iraque - Mundo - iG" /

Bush e Maliki vão definir horizonte para soldados americanos no Iraque

O presidente George W. Bush e o primeiro-ministro Nuri al-Maliki chegaram a um acordo para determinar um horizonte para a retirada das tropas de combate americanas do Iraque, anunciou a Casa Branca nesta sexta-feira.

AFP |

Muitas pessoas, tanto nos Estados Unidos como no Iraque, pediam um cronograma preciso de retirada das tropas americanas. Alguns até queriam uma retirada imediata.

Bush e Maliki concordaram com a idéia de um "horizonte temporal general para alcançar objetivos aos quais aspirar", como "a continuação da redução das forças de combate americanas do Iraque", anunciou um comunicado da Casa Branca.

"Eles concordaram sobre o fato de que as metas devem ser fundadas no prosseguimento das melhorias das condições no terreno e não em uma data arbitrária de retirada", diz o comunicado publicado em Tucson (Arizona), onde estava Bush.

De um modo geral, eles chegaram a um acordo sobre "o caminho a seguir para concluir o mais rápido possível" as negociações para uma parceria de longo prazo entre os dois países, não apenas militar, mas também econômica e política.

Os dois governos estão negociando esta parceria e seu aspecto mais importante: as condições da presença militar americana além do dia 31 de dezembro, depois da expiração do mandato da ONU sob o qual atuam os soldados americanos.

O anúncio da Casa Branca também chega num momento crucial, em plena campanha presidencial. O Iraque é um dos maiores contrastes entre o republicano John McCain, na mesma linha que Bush, e o democrata Barack Obama.

Obama prometeu retirar todas as tropas de combate no máximo 16 meses após sua eleição.

Bush, cujo segundo mandato expira dentro de seis meses, ainda tem que decidir se segue reduzindo os efetivos no Iraque.

lal/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG