Bush e Fukuda abordam próximos passos em desarmamento nuclear da C. do Norte

Toyako (Japão), 6 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W.

EFE |

Bush, vai tratar neste domingo com o primeiro-ministro japonês, Yasuo Fukuda, sobre os próximos passos a serem dados nas negociações para o desarmamento nuclear da Coréia do Norte, informou a Casa Branca.

Bush chega hoje a Toyako (norte do Japão) para participar da cúpula do G8, que será dominada pela mudança climática e pela crise criada pelos altos preços dos alimentos e da energia.

Em sua chegada se reunirá com o primeiro-ministro Fukuda, com o qual, além de dar os últimos toques aos preparativos da cúpula que começa na segunda-feira, abordará assuntos como o programa nuclear norte-coreano depois que Pyongyang entregar seu esperado inventário de atividades nucleares.

Segundo afirmou o responsável para a política asiática da Casa Branca, Denis Wilder, a bordo do avião Air Force One que leva o presidente dos Estados Unidos ao Japão: "Encontramo-nos em um momento crítico das negociações de seis lados com a Coréia do Norte".

Essas conversas, estagnadas à espera de que Pyongyang entregue sua declaração, poderiam ser retomadas a partir do próximo fim de semana em Pequim, revelou Wilder.

Nelas participam EUA, Japão, China, Rússia e as duas Coréias.

Bush e Fukuda também abordarão o desdobramento de um porta-aviões nuclear americano em águas japonesas e a reestruturação de bases militares dos EUA em território japonês.

Após sua reunião, ambos os governantes darão uma entrevista coletiva antes de participar de um jantar de caráter social junto a suas esposas. EFE mv/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG