Bush e Brown pedem divulgação de resultados eleitorais no Zimbábue

Washington, 17 abr (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, fizeram nesta quinta-feira um apelo para que as autoridades do Zimbábue divulguem o resultado das eleições presidenciais realizadas há três semanas.

EFE |

Em entrevista coletiva conjunta após uma reunião na Casa Branca, ambos asseguraram que "não se pode ter eleições a menos que se esteja disposto a anunciar os resultados".

As eleições presidenciais de 29 de março "não só devem ter resultados públicos, mas também devem ser limpas e ser percebidas como limpas, pelo bem da democracia não só no Zimbábue, mas na África e em todo o mundo", disse Brown.

Bush pediu que a ONU e a União Africana (UA) desempenhem "um papel mais ativo" para resolver a situação no Zimbábue.

Embora as autoridades do país africano não tenham divulgados os resultados do pleito, acredita-se que o presidente Robert Mugabe foi derrotado pelo líder da oposição, Morgan Tsvangirai.

Em entrevista coletiva concedida mais cedo, a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, qualificou hoje o Governo de Mugabe como uma "abominação".

Mugabe, o presidente que está há mais tempo no poder na África, "causou mais danos ao país do que se possa imaginar, se alguém pensar no que era o Zimbábue há 15 anos", declarou Rice. EFE mv/mac/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG