Bush e Ahmadinejad são os líderes menos confiáveis

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ficou somente um pouco acima do dirigente e inimigo do Irã na lista dos líderes menos confiáveis do mundo, mostrou uma pesquisa divulgada na segunda-feira. O presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, também está presente na lista.

Reuters |

A enquete, realizada pela WorldPublicOpinion.org em 20 países, descobriu que nenhum líder nacional traz grande confiança fora dos seus próprios países.

Mas Bush, Pervez Musharraf (presidente do Paquistão) e Mahmoud Ahmadinejad (presidente do Irã) ficaram nos últimos lugares, disse a pesquisa.

Apenas 23 por cento das pessoas de fora dos EUA tinham 'muita ou alguma confiança' em Bush, contra 22 por cento para Ahmadinejad e 18 por cento para Musharraf.

Os líderes de outros países saíram-se um pouco melhor.

Apenas 26 por cento disseram ter confiança no presidente da França, Nicolas Sarkozy, 28 por cento, no presidente da China, Hu Jintao, 30 por cento, no primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, e 32 por cento no presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ocupa atualmente o cargo de primeiro-ministro.

Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), registrou o melhor desempenho, com 35 por cento.

'Apesar de a desconfiança generalizada em relação a George Bush ter criado um vácuo de liderança mundial, não surgiu nenhum líder alternativo para ocupar esse espaço', disse Steven Kull, diretor da WorldPublicOpinion.org.

'Hu Jintao e Vladimir Putin são populares em alguns países, mas há mais pessoas que desconfiam deles do que pessoas que confiam neles.'

A WorldPublicOpinion.org é um projeto envolvendo centros de pesquisa do mundo todo sob a direção do Programa sobre Atitudes Políticas Internacionais, da Universidade de Maryland (EUA).

Um grupo entrevistou 19.751 pessoas em países que representam 60 por cento da população mundial. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 de janeiro e 6 de maio, com margens de erro de 2 a 4 pontos percentuais para cima e para baixo.

Leia mais sobre: Bush - Musharraf  - Ahmadinejad

    Leia tudo sobre: ahmadinejadbushmusharraf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG