incrivelmente perigoso - Mundo - iG" /

Bush diz que um Irã com armas nucleares seria incrivelmente perigoso

O presidente George W. Bush advertiu nesta terça-feira que um Irã com armas nucleares seria um país incrivelmente perigoso para a paz mundial, falando à imprensa ao final da reunião de cúpula União Européia-Estados Unidos na Eslovênia.

AFP |

"Devemos continuar trabalhando para mostrar a eles de maneira bem clara que eles precisam escolher: podem continuar com seu isolamento ou podem ter melhores relações com todos nós se suspenderem de maneira verificável seu programa de enriquecimento de urânio", acrescentou.

Bush também declarou que a Turquia deve ser admitida como membro da União Européia.

"Acreditamos que a Turquia deve ser membro da UE e apreciamos os êxitos democráticos e as reformas de livre mercado na Turquia e no trabalho que realizam para suas aspirações européias", declarou Bush.

O presidente disse ainda acreditar que é possível obter um acordo global de luta contra a mudança climática antes do final de seu mandato, em 2009.

Em sua última viagem pela Europa como chefe de Estado americano, Bush visitará ainda Alemanha, Itália, Vaticano, França e Grã-Bretanha, numa agenda lotada até o dia 16 de junho, em meio a reuniões bilaterais com chefes de Estado e de Governo como o Papa Bento XVI e a rainha Elizabeth II.

bur/ac/cn/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG