Ike - Mundo - iG" /

Bush diz que Governo supervisiona trajetória de Ike

Washington, 12 set (EFE).- O Governo dos Estados Unidos supervisiona cuidadosamente a trajetória do furacão Ike, que ameaça atingir o continente no condado de Galveston, no estado do Texas, afirmou hoje o presidente americano, George W.

EFE |

Bush.

Em declarações em Oklahoma, onde se encontra para participar de um ato de arrecadação de fundos para o candidato presidencial republicano, John McCain, Bush pediu à população do Texas que escute as autoridades em suas recomendações de evacuação.

"Supervisionamos cuidadosamente" a trajetória do furacão e "o Governo federal fará tudo que estiver ao alcance" para atenuar seus efeitos.

Espera-se que "Ike", atualmente na categoria dois na escala Saffir-Simpson, atinja Galveston na madrugada de sábado.

Em seu boletim das 12h (Brasília) de hoje, o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês), com sede em Miami, revelou que "Ike" se mantém com ventos máximos sustentados de 165 km/h e tendência a se fortalecer nas próximas 24 horas.

A costa da Louisiana, afetada na semana passada pela passagem do furacão "Gustav", foi a primeira área a sentir as chuvas e ventos de "Ike", embora o NHC mantenha sua previsão de que o ciclone se movimentará rumo a oeste em direção a Galveston e Houston.

A prefeita de Galveston, Lyda Ann Thomas, ordenou aos habitantes da região que abandonem suas casas, e muitos já o fizeram para prevenir um engarrafamento, como o que ocorreu há quase três anos quando o furacão "Rita" atingiu a região.

As autoridades mobilizaram dezenas de ônibus de transporte público e de escolas para tirar da região as pessoas que não possuem veículos próprios.

Os analistas prevêem que "Ike" pode se transformar em um "furacão maior, antes que seu olho toque terra no litoral" do estado do Texas nesta noite ou na madrugada de sábado.

Às 12h (Brasília), o centro do furacão estava localizado cerca de 585 quilômetros ao leste de Corpus Christi (Texas) e cerca de 370 quilômetros ao sudeste de Galveston.

Ele se movimenta na direção oés-noroeste a 20 km/h e se prevê uma mudança em sua trajetória hoje à tarde rumo ao noroeste.

Espera-se também que o furacão "Ike" provoque ressacas até seis metros acima do nível normal.

Em Houston, onde por enquanto as autoridades não recomendaram evacuações, houve um aumento de 40% na demanda por gasolina em vários postos na quinta-feira e muitos ficaram sem combustível. EFE jab/ab/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG