decepcionado com decisão do Irã - Mundo - iG" /

Bush diz que está decepcionado com decisão do Irã

O presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, disse neste sábado que está decepcionado com o Irã, que não aceitou um pacote de propostas para que o país interrompa seu programa nuclear.

BBC Brasil |

Em uma coletiva de imprensa em Paris, Bush disse que os líderes do Irã rejeitaram uma "oferta generosa" feita por seis países, incluindo Rússia, China e Estados Unidos.

"Eu estou decepcionado que os líderes (do Irã) rejeitaram esta oferta generosa. É uma indicação para o povo iraniano de que a sua liderança está disposta a isolá-los ainda mais", disse Bush.

"Nós queremos que a economia deles seja forte para que as pessoas possam crescer com paz e esperança. Mas esse Ahmadinejad obviamente toma uma posição diferente disso", disse Bush, em referência ao presidente do Irã.

Síria e Iraque
A oferta foi apresentada pelo chefe de política exterior da União Européia, Javier Solana, em viagem a Teerã.

Entre as propostas estavam incentivos econômicos para o programa nuclear civil do país. Em contrapartida, o Irã deveria abandonar o enriquecimento de urânio.

Os Estados Unidos e alguns de seus aliados acreditam que o Irã pretendem construir uma bomba com seu programa nuclear.

Na coletiva de imprensa ao lado de Bush, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, defendeu sua decisão de estabelecer contatos de primeiro escalão com o governo da Síria.

Sarkozy chegou a convidar o presidente da Síria, Bashar al-Assad, a participar da festa do dia nacional da França no próximo mês em Paris.

Já Bush disse que a Síria deveria "parar de brincar com os iranianos, parar de abrigar terroristas e servir como uma força construtiva no Oriente Médio".

Sobre Iraque, Bush disse acreditar que os Estados Unidos e o governo iraquiano chegariam a um acordo sobre a presença das tropas militares americanas no país.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, havia dito que as negociações entre Estados Unidos e Iraque haviam atingido um impasse.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG